Projeto - Atividades Circenses

O Projeto

Visa proporcionar a vivência das diversas atividades pertencentes ao mundo do circo, as aulas possuem diversos equipamentos que exigem e melhoram as variadas capacidades e habilidades físicas e mentais de seus participantes, como noção espacial, propriocepção, lateralidade, agilidade, equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação motora grossa e fina, além da sociabilização.

Conteúdos Trabalhados

Solo
Acrobacias de solo como cambalhotas, paradas de mão, estrela, ponte entre outras.


Adágio e Pirâmides Humanas
Construção de figuras coletivas, podendo ser figuras pré determinadas (pirâmides em 6 apoios, em dois apoios, segunda altura) e figuras criadas pelos próprios participantes.



Trampolim
Saltos simples e intermediários no Trampolim Acrobático, elaboração de séries (sequências) com os movimentos trabalhos no período de aulas.



Mini Trampolim
Saltos simples e intermediários no Mini Trampolim, exige bastante coordenação e agilidade onde combina-se a corrida e o salto em uma só atividade.




Malabares

Existem vários equipamentos nas aulas de malabares, tais como:
Chapéu Chinês, Prato Chinês, Aros, Soccer Poi, Twiller, Tule, Bolinha, Fitas da GRD, Davil Stick, Diabolô e Clave.
Nas aulas de malabares os participantes utilizam individualmente os materiais, porém podem ser feitos jogos onde o material é compartilhado com os integrantes do jogo.




















Toquinho (Pé de Lata)
Neste equipamento o desafio é se deslocar calçando uma plataforma com 10 cm de altura sem perder o equilíbrio.




Rola - Rola
Um cilindro e uma prancha de madeira, com variações para os dois lados a meta é ficar equilibrado com o cilindro no meio sem que a prancha toque o chão.



Bola de Equilíbrio
Em cima da bola o participante tem como primeiro desafio se manter em pé para só depois disso se deslocar.



Slackline
Consiste em uma fita de 5 cm de largura que se mantem suspensa e possibilita pequenos saltos devido sua flexibilidade. O participante pode se manter equilibrado, caminhar e executar pequenos saltos.





Corda (Rope Skipping)
Parece só brincadeira, mas pular corda é um esporte que pode ser feito individual e/ou coletivamente. Com uma ou mais cordas essa atividade se torna desafiadora e bonita de se ver.


Mastro Chinês
Também conhecido como Perxa, consiste em realizar acrobacias na barra. No âmbito escolar trabalha-se prioritariamente as subidas e as figuras estáticas.